Crítica | One Punch Man

A Por Vinicius Menegolo

Ainda que sejam capazes de criar ricos e apaixonantes universos, os animes de luta tendem a recair em uma série de clichês quase proprietários. Rankings, inimigos cada vez mais fortes, treinamentos intensos, aparelhos que medem aa força dos personagens e golpes com nomes complexos são elementos recorrentes e já foram vistos em dezenas de animes diferentes. De Dragon Ball à Pokémon, de Naruto à Full Metal Alchemist. Ainda que tenham histórias completamente distintas, é fácil identificar esses clichês em todos eles.

É justamente nesses clichês que One Punch Man se baseia para contar sua história. Com um afiado tom satírico, o anime conta a história de Saitama, um “herói por diversão” que é capaz de eliminar seus adversários com apenas um soco. A premissa parece tola e cansativa, mas a execução é primorosa. As situações onde Saitama é colocado e toda a dinâmica do universo de One Punch Man tornam tudo bastante divertido. O riso aparece logo nos primeiros minutos do primeiro episódio e se mantém firme ao longo da temporada. É prazeroso observar os diferentes clichês serem explorados de forma tão caricata. Mérito do roteiro, capaz de contar com humor e originalidade algo já contato tantas vezes.

Saitama, o One Puch Man
Saitama, o One Puch Man

Além do bom humor, outro ponto que merece destaque é a animação. A qualidade é absurda. As sequências de luta são dinâmicas e fluidas, principalmente as que envolvem Genos, o ciborgue discípulo de Saitama. Os movimentos são incrivelmente bem pensados, tal como a dinâmica de armas e os golpes especiais. Há também uma preocupação em variar o tipo de traço e coloração em determinados momentos para complementar a narrativa. As mudanças são bem feitas e dão ao anime uma sofisticação rara de se ver.

Genos, o giborgue
Genos, o ciborgue

Extremamente divertida e com apenas 12 episódios, a primeira temporada de One Punch Man é capaz de agradar tanto aos fãs de anime quanto aos espectadores ocasionais. O tom satírico é excelente e não se esgota ao longo dos episódios. Um dos grandes acertos é fechar a temporada com um desfecho consistente, mas que permite possibilidades de continuação. Assim, os mais apaixonados podem continuar a acompanhar as aventuras de Saitama no futuro e aqueles que optarem por parar na primeira temporada terão tido uma conclusão satisfatória. Certamente um dos melhores animes dos últimos tempos.

Nota: 9

One-Punch-Man-12-32

One-Punch-Man-8

one-punch-man

 

Anúncios