Crítica | Chef’s Table – Netflix

A Por Guilherme Murayama

Algumas séries conseguem superar qualquer expectativa e levar a cinematografia a outro patamar. Chef’s Table, a nova série original da Netlifx, é definitivamente parte desse grupo seleto. Retratando alguns dos melhores Chefs gastronômicos do mundo, David Gelb levou a maestria de seu longa “Jiro: Dreams of Sushi” para as cozinhas de grandes nomes ao redor do mundo. Estão presentes: Francis Mallmann, Magnus Nilsson, Ben Shewry, Massimo Bottura, Dan Barber e Niki Nakayama. Da “Osteria Francescana” às entranhas isoladas da Patagônia, Gelb documenta e explora os segredos da culinária. Inevitavelmente, a série também apresenta diferentes aspectos culturais ao redor do mundo. A história da gastronomia na atualidade também é uma parte considerável da história da humanidade.

“Dreams of Sushi”, de David Gelb, é um dos melhores documentários de todos os tempos. A aproximação da alta gastronomia com a tradição artística de Jiro trouxe para os cinemas do mundo a riqueza da cultura oriental. O processo de maestria do sushiman japonês se assemelha à dedicação necessária na obtenção da excelência artística. Em Chef’s Table, o espectador é convidado a acompanhar uma viagem culinária que se concentra na mente de alguns dos maiores Chefs do mundo. Na elaboração dos pratos, percebe-se a dedicação, as paixões e o amor à um dos ofícios mais antigos existentes.

Através da tela, ainda não se consegue saciar o paladar. Então, Gelb e os diretores convidados, trabalham com a música e a direção visual para criar um espetáculo. O pensamento e as percepções desses grandes Chefs são apresentados numa perspectiva artística. Desde os primeiros episódios é perceptível a presença de atos e clímax. A fórmula é a mesma de “Jiro”, mas de forma alguma está desgastada. Não existe, na memória comum, série ou documentário gastronômico com estrutura no mesmo nível. Portanto, aproveite.

Aproveite cada paixão. Aproveite a concepção artística de vários chefs que alimentam sua imaginação através da cultura humana e do lugar em que se estabeleceram. Chef’s Table é uma viagem sobre a consciência, e as capacidades individuais de escolha, derrota e superação.

PS: Para uma melhor experiência, sugerimos a seguinte ordem para assistir aos episódios: 3, 4, 1, 2, 5 e 6.

Nota: 10

Francis Mallman assando um cordeiro
Francis Mallman assando um cordeiro
chefs-table-netflix-ben-shewry
Marron and ground greens, um prato de Ben Shewry
chefs-table-netflix-dan-barber
Red pepper egg with everything, um prato de Dan Barber
Anúncios