Crítica | Operação Big Hero (2014)

big hero 6 movie
N Por Renata Murayama

Não seria surpresa se você jamais tivesse ouvido falar de Big Hero 6. No entanto, a adaptação para o cinema tomou como ponto de partida um obscuro e desconhecido quadrinho – com um feel de mangá japonês – e o transformou em uma bela animação bastante atraente ao público mainstream.

Hiro Hamada vive com seu irmão Tadashi e sua tia Cass na futurística San Fransokyo. Após se formar com treze anos no colégio, o jovem prodígio passa seu tempo participando em lutas de robôs clandestinas. Preocupado com o irmão, Tadashi o leva para visitar a universidade que frequenta e consegue com que Hiro se interesse em estudar ali. Entretanto, um evento muda o rumo da vida de Hiro, que acaba encontrando um conforto inesperado em Baymax, o robô “agente pessoal de saúde”, criado pelo amável Tadashi para ajudar pessoas. Hiro então se torna um vigilante a fim de resolver o mistério por trás do ocorrido, contando com a ajuda dos amigos de Tadashi, Gogo Tomago, Wasabi, Honey Lemon e Fred.

A preocupação com os personagens secundários é de certo um dos pontos altos do filme; os coadjuvantes são ricos e cheios de nuance. Em animações, é comum observar personagens cheios de esteriótipos que subestimam o público infantil. Este não é o caso, cada um dos coadjuvantes foi pensado com muito cuidado e tem bastante relevância dentro do filme. A equipe é uma das mais bem equilibradas dentro dos cinemas, igualando-se às outras grandes franquias Marvel como Guardiões das Galáxias e Os Vingadores.

“Operação Big Hero” alterna fluidamente entre cenas de comédia e ação comparável aos típicos filmes da Marvel. Com a dose de humor esperada da Disney, o filme apresenta cenas cômicas sem forçar de mais o estilo pastelão, mas também conta com sequências de perseguição e cenas de batalhas, além de armamento high-tech de modo interessante. Por fim, também retrata de modo muito tocante as emoções de Hiro ao longo da trama, e toca com muita perícia na temática da perda.
A obra é uma história amável, divertida, sobre união, perda e compreensão, com o melhor da trope “um menino e seu robô”, além de contar com uma revigorante diversidade de personagens. Certamente cativante, Big Hero 6 representa muito bem o imenso potencial da mistura Disney/Marvel.

Nota: 10

 

operação big hero 6 _3

operação big hero 6 _2

operação big hero 6 _1

Operação Big Hero (2014)
Big Hero 6, EUA, 102min
Direção: Don Hall, Chris Williams
Roteiro: Jordan Roberts, Daniel Gerson
Produção: Walt Disney Animation Studios

Anúncios