Crítica | A Entrevista (2014)

N Por Gui Cintra

Na véspera de Natal, a Sony Pictures surpreendeu a todos anunciando a disponibilização do polêmico “A Entrevista” na internet e sua exibição em alguns cinemas americanos. Todo o barulho e controvérsia envolvendo o lançamento do filme — que contaram com ameaças de supostos hackers norte-coreanos, pronunciamentos do presidente Barack Obama e de Kim Jong-un, supostos ataques virtuais à conexão de internet do país asiático e declarações da Sony dizendo que ele não seria lançado de forma alguma — foram, sem dúvidas, exagerados. Tudo isso porque a produção passa longe de ser uma afiada sátira política e chega a se tornar decepcionante.

Em “A Entrevista”, James Franco interpreta Dave Skylark, apresentador de um programa TV que leva o seu nome, cujo produtor Aaron Rapoport (Seth Rogen) torna-se insatisfeito por perceber que lida com notícias de “menor relevância” para a sociedade. Tudo se transforma quando conseguem marcar uma entrevista com o norte-coreano Kim Jong-un (Randall Park), que se revela um fã do programa, e se envolvem em um plano da CIA para assassinar o líder.

É impossível negar que o filme arrranca risadas em diversos momentos, justamente pelo absurdo das situações envolvendo a figura do ditador Kim Jong-un, como por exemplo o “bromance” entre ele e o protagonista Dave Skylark e o uso de referências da cultura pop. Além disso, outros pontos bacanas foram a construção do divertido personagem Skylark e a boa atuação de Randall Park.

Entretanto, o roteiro é forçado e se limita às temáticas e ao estilo de humor já adotados por Rogen e Franco, que são aplicados com menos maestria que em suas produções anteriores. Enquanto isso, a abordagem satírica na esfera política foi mal explorada e pouco inteligente. Comecei a assistir ao filme pensando que essa opção poderia ser uma boa, mas me decepcionei no decorrer da narrativa, cuja trama se desenrola longe do alto de seu potencial, tornando-se menos interessante.

Ainda assim, vale lembrar que não estamos diante de um filme ruim como um todo, mas de uma típica produção de Seth Rogen e James Franco, com cenas engraçadas e piadas bobas, que atendem a uma proposta simples. Certamente fãs da dupla e do estilo farsesco de humor ficarão satisfeitos com o resultado.

Nota: 6

 

A Sony ainda não declarou se A Entrevista estreará em cinemas brasileiros, mas é possível assistir ao filme $5,99 (aluguel) e $14,99 (compra) no Google Play, YouTube Movies, XBox Video e no site SeeTheInterview.com.

Trailer:

A Entrevista (2014)
The Interview, EUA, 112 min
Direção: Seth Rogen e Evan Goldberg
Roteiro: Dan Sterling e Seth Rogen
Elenco: James Franco, Seth Rogen, Randall Park, Lizzy Caplan
Fotografia: Brandon Trost
Edição: Zene Baker, Evan Henke

Anúncios