Crítica | Relatos Selvagens (2014)

C Por Gui Cintra

Concebido em formato de antologia, “Relatos Selvagens” é constituído por diferentes histórias autônomas que se unem por um fio temático relativamente simples, que pode ser resumido em um tweet: qualquer um pode perder o controle.

Elaborado com um surpreendente tom de humor, o longa consegue arrancar risadas do público ao mesmo tempo em que lida com situações sombrias e violentas, o que o levou a ser caracterizado como uma obra de “humor negro” por diversos críticos de cinema.

“Relatos Selvagens”, candidato argentino ao Oscar de melhor filme estrangeiro, é escrito e dirigido por Damián Szifron. O autor consegue lidar com a proposta desafiadora, valendo-se de uma bela fotografia e construções dramáticas ­— em geral — muito bem desenvolvidas. A equipe reúne nomes famosos do cinema em língua espanhola: traz, no elenco, o ator argentino Ricardo Darín (O Segredo de Seus Olhos, 2009) e, na produção, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Além de tudo, a trilha sonora é bem trabalhada e ajuda a compor o tom humorístico de forma coesa, contribuindo para quebrar o peso de algumas cenas e desenhar o estilo desejado pelo criador.

A construção dos personagens é outro ponto de destaque da obra. Considerando a curta metragem dos contos, é bem feita e permite um forte envolvimento com os protagonistas, cujos movimentos de transformação e ações dramáticas, balizados por sentimentos emocionais de fúria em esferas comuns do dia-a-dia, tornam o filme mais complexo e interessante. Ao final, obtém-se um resultado sofisticado que traz à tona reflexões sobre a essência do indivíduo e suas relações em convívio social.

O êxito do filme, sobretudo em âmbito internacional, é bastante merecido. Os impressionantes resultados de bilheteria até o momento tornam a produção ainda mais valiosa: fez mais de 3 milhões de espectadores e bateu recordes de público na Argentina. Dessa forma, Damián Szifron dá um grande passo na carreira e se coloca em uma posição de destaque no cinema comercial latino-americano, produzindo um filmaço que, sem dúvida alguma, vale muito a pena ser visto.

Nota: 9/10

Trailer:

Relatos Selvagens (Relatos Salvajes)
Argentina/Espanha, 122 min
Direção: Damián Szifron
Roteiro: Damián Szifron
Produção: Pedro Almodóvar, Augustín Almodóvar, Matias Mosteirin, Esther García, Hugo Sigman
Elenco: Ricardo Darín, Oscar Martinez, Darío Grandinetti
Fotografia: Javier Julia
Distribuição: Warner Bros.
Data de lançamento (Argentina): 21 de agosto de 2014
Data de lançamento (BR): 23 de outubro de 2014

Anúncios