Crítica | O Lobo Atrás da Porta (2014)

 L Por Vinicius Menegolo

Lobo foi um dos filmes que mais me surpreenderam em 2014. Fui assistir sem nem saber do que se tratava a história e terminei a sessão já recomendando que todos fossem ver antes que saísse de cartaz. Assim, não é de se espantar que muitos bravejaram quando O Lobo Atrás da Porta não foi o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar em 2015.

Ambientada em um subúrbio carioca, a trama gira em torno do sequestro da filha de Sylvia (Fabíula Nascimento) e Bernardo (Milhem Cortaz), onde a principal suspeita é a amante de Bernardo, Rosa (Leandra Leal).

Os fatos sobre o desaparecimento vão sendo revelados de forma parcial e não linear a medida que os três prestam seus depoimentos ao delegado, interpretado pelo ótimo Juliano Cazarré (A Febre do Rato). As histórias contraditórias dão origem a flash backs, que apresentam as diferentes versões dos fatos para o público.

O que mais impressiona é o realismo adotado, transmitido pela ambientação crua do subúrbio carioca, pela ausência de trilha sonora na maior parte do filme e pela forte construção dos personagens e da relação entre eles. O roteiro não força a barra para que tudo se encaixe no lugar perfeito e nem utiliza as habituais viradas mirabolantes de Hollywood. Todas as reviravoltas são consequências das atitudes dos personagens, que são delicadamente complexos e extremamente humanos.

O longa de estreia de Fernando Coimbra é uma mistura certeira de suspense e drama que se sustenta pela boa direção e pelas grandes atuações do elenco. Os destaques vão Leandra Leal (O homem que copiava) e Milhem Cortaz (Tropa de Elite), que incorporam seus personagens e assumem diversas facetas ao longo do filme devido a uma relação extra-conjugal envolta por paixão, chantagem e vingança.

O Lobo Atrás da Porta nos apresenta o melhor e o pior lado dos personagens, fazendo o espectador se contorcer na poltrona em alguns momentos, tamanha a tensão apresentada na tela. É um filme surpreendente e que merece ser visto.

Nota: 9

O Lobo Atrás da Porta (2014)
Brasil, 100 min
Direção: Fernando Coimbra
Roteiro: Fernando Coimbra
Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov, Gabriel Lacerda
Elenco: Leandra Leal, Fabiula Nascimento, Milhem Cortaz, Juliano Cazarré, Thalita CarautaPaulo Tiefenthaler
Fotografia: Lula Carvalho
Edição: Karen Akerman
Data de lançamento: 05 de julho de 2014

Anúncios